Mundo

Furacão Sandy se transforma em tempestade extra-tropical ao atingir o solo

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 00:29
O furacão Sandy tocau a terra em Nova Jersey por volta das 22h desta segunda-feira (horário de Brasília.) Pouco antes, o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, emitiu comunicado informando que a tormenta havia perdido força e se transformou em uma tempestade extra-tropical.

De acordo com o CNF, fortes chuvas atingiramtoda a costa leste dos Estados Unidos. Com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h, o olho do ciclone Sandy atingiu as proximidades de Atlantic City. A classificação de tempestade extratropical significa que o ciclone ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com menos intensidade.



Centenas de milhares de pessoas ficaram no escuro nesta segunda-feira em todo o país devido à passagem de Sandy. Só em Nova York foram 300 mil casas afetadas pelo blecaute. O furacão, que ao passar pelo Caribe na semana passada deixou 66 mortos, já matou pelo menos uma pessoa nos EUA. Uma mulher, identificada como Claudene Christian, 42 anos, foi retirada sem vida do mar na costa da Carolina do Norte.

Claudene era uma das 16 pessoas a bordo de um veleiro canadense que naufragou durante a passagem de Sandy pelo oceano. O capitão do barco Robin Walbridge, 63 anos, segue desaparecido. Os outros 14 tripulantes foram resgatados com vida.

Ainda em Em Nova York, uma grua instalada no topo das obras de um prédio residencial de luxo de 90 andares ameaça cair, depois de ter sido danificada pelos fortes ventos da tempestade. O fenômeno provocou também caos no transporte. Mais de 7 mil voos procedentes de Nova York foram suspensos e o serviço de metrô também foi afetado. Quedas de árvores e pequenos danos causados pelo vento foram registrados em vários pontos de Manhattan.

As autoridades advertiram para os riscos "sem precedentes" do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de moradores ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste). As ruas que conduzem ao calçadão costeiro de Atlantic City estão inundadas e na vizinha Ocean City, parte da calçada à beira-mar foi destruída pelas ondas.



Ao menos dois reatores nucleares, que geram 50% da eletricidade no estado de Nova Jersey, poderão ser paralisados caso o furacão Sandy ganhe força em seu avanço sobre a costa leste, segundo um porta-voz da empresa Serviços Públicos de Eletricidade e Gás (PSEG). Estes dois reatores funcionam atualmente em plena carga e geram 49% da eletricidade consumida em Nova Jersey, representando a segunda maior usina de energia nuclear com objetivos comerciais nos Estados Unidos.

O desastre climático interrompeu a campanha presidencial americana a poucos dias das eleições de 6 de novembro. Tanto Obama quanto o adversário republicano, Mitt Romney, suspenderam compromissos eleitorais.

As autoridades já declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virgínia e na capital americana. Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais para a maioria destes estados.

Sandy é o décimo primeiro furacão desta temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1; de junho e termina em 30 de novembro.(Com demais agências de notícias)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação