Mundo

Sandy provoca quatro mortes na Costa Leste dos EUA e do Canadá

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 01:17

Bombeiros em frente a um prédio de quatro andares que desabou em Manhattan

Nova York - Duas pessoas morreram na noite desta segunda-feira (29/10) em Nova Jersey, outra faleceu em Nova York e uma quarta morreu em Toronto vítimas da passagem do furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos, informaram os serviços de emergência.

Em Nova York, um homem de 30 anos foi morto pela queda de uma árvore no bairro do Queens, leste de Manhattan, onde há inundações e cortes de energia elétrica.

Em Nova Jersey, as duas vítimas fatais também foram atingidas por uma árvore, que caiu sobre um carro.

Na cidade canadense de Toronto, mais ao norte, uma mulher faleceu ao ser atingida por um objeto que se desprendeu com o forte vento.

Sandy tocou a terra na noite desta segunda-feira pela costa de Nova Jersey como ciclone extratropical, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h. O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.

Em Nova York, ao menos 250 mil famílias ficaram sem energia elétrica na noite de segunda-feira na região de Manhattan, informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em entrevista coletiva.

Vários bairros do sul de Manhattan ficaram sob as águas e sem eletricidade, disse Bloomberg, que pediu à população para permanecer em casa e evitar sair de carro para não prejudicar o deslocamento das equipes de emergência.

East River e Hudson River transbordaram por fortes ventos e pela chuva torrencial que caiu na cidade e inundaram os túneis adjacentes. O setor de Battery Park, ao sul de Manhattan, foi coberto pelas águas.

As forças de segurança fecharam o acesso ao Battery Park e toda a zona próxima a Wall Street ficou deserta, exceto pela presença de carros da polícia, bombeiros e ambulâncias.

Equipes das companhias elétricas trabalhavam sem descansar para bombear água para fora das galerias e restabelecer os serviços, mas milhares de residências permaneciam sem energia. O apagão atingia diversas zonas, incluindo a Universidade de Nova York e alguns hospitais. [SAIBAMAIS]



No bairro de Chelsea, a fachada inteira de um prédio de três andares caiu, mas sem provocar vítimas, observou.

Vários carros de bombeiros e da polícia fecharam o acesso à Oitava Avenida entre as ruas 14 e 15.

Nova York estava paralisada desde a manhã desta segunda-feira, com a suspensão do sistema de transporte público e o fechamento de tribunais e escolas, além da queda do fornecimento de energia elétrica para milhares de residências.

Trezentas e setenta e cinco mil pessoas receberam ordem de evacuação das áreas costeiras da cidade no sul de Manhattan, Brooklyn, Queens e Staten Island.

As autoridades advertiram para os riscos "sem precedentes" do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de residentes ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste).

Por volta das 02h30 GMT (00h30 Brasília) de terça-feira, o vento perdia força e chovia menos em Nova York, permitindo prever o fim da confusão provocada por Sandy na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação