Mundo

Brasileiros falam sobre estado de regiões em Nova York após furacão Sandy

postado em 30/10/2012 11:50
Apesar de a supertempestade Sandy ter perdido força em Nova York, muitos moradores ainda convivem com alguns problemas. No bairro de Murray Hill, em Manhattan, a falta de energia é um deles. O brasileiro Diogo Raeder, 23 anos, que trabalha na embaixada brasileira no país há dois meses, garante que, apesar do susto, a ventania já passou. "Aparentemente está tudo bem, só tem uma chuva bem fraca", afirma o brasiliense.

Da janela do apartamento onde mora, Diogo vê o East River ainda agitado, só que mais tranquilo do que quando passou o furacão. Além do apagão em Manhattan, incêndios e inundações foram provocados em decorrência da passagem de Sandy na região. Até o momento, 13 mortes foram registradas na costa leste dos Estados Unidos, o que fez o presidente Barack Obama declarar estado de alerta. De acordo com informações locais, o metrô deve ficar parado por aproximadamente uma semana.

Em Long Island, a aproximadamente 30 minutos de Manhattan, a tempestade não chegou com tanta força. O também brasiliense Edney Alves, 34 anos, trabalha na rede de fast-food especializada em cachorros-quentes Nathan;s Famous Hot Dogs e disse que em Carle Place a tempestade não chegou com tanta força. "O Sandy chegou aqui com muito vento e pouca chuva, mas a ventania foi tanta que derrubou muitas árvores", conta Edney. Os efeitos da tempestade foram semelhantes aos de Manhattan, acrescenta o brasileiro. "Estamos sem luz. Não há transporte público e muitos estabelecimentos estão fechados". Porém, equipes do governo já limpam as ruas de Long Island e a companhia de luz tenta retomar a iluminação o quanto antes, diz Edney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação