Mundo

Primeiro-ministro líbio propõe governo formado por 30 membros

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 12:36
O primeiro-ministro líbio, Ali Zidan, propôs nesta terça-feira à Assembleia Nacional um governo com uma base ampliada de 30 ministros, entre eles duas mulheres, no qual os partidos liberais e islâmicos sejam representados.

Os ministérios soberanos foram confiados a independentes, de acordo com Zidan, que discursou para os 200 membros do Congresso Geral Nacional (CGN). "Tomei a decisão de nomear independentes à frente dos ministérios de soberania: Relações Exteriores, Cooperação Internacional, Finanças, Justiça, Interior e Defesa", disse Zidan. Assim, dois oficiais experientes da cidade de Benghazi foram sugeridos para ocuparem respectivamente os ministérios do Interior e da Defesa.

No ministério do Interior, Zidan nomeou Achour Chwayel, 58 anos, doutor em direito que trabalhava na polícia há 35 anos. A pasta da Defesa foi concedida a Mohamed al-Barghathi, 71 anos, um piloto de guerra aposentado desde 1994 e que foi um dos primeiros oficiais a se juntar à rebelião após a eclosão da revolta em Benghazi, em fevereiro de 2011.



O ministério das Relações Exteriores foi confiado ao embaixador da Líbia nos Estados Unidos, Ali al-Oujli. Abdelbari Al-Arsi, doutor em meio ambiente da cidade de Zawiyah, foi indicado para o ministério estratégico do Petróleo. Zidan também propôs a criação de um novo ministério de Turismo, o primeiro neste país ultraconservador, liderado por uma mulher, Ikram Bach Imam. O CGN discutirá ainda nesta terça-feira a composição do governo antes de votar a favor ou contra. Ali Zeidan, um ex-opositor ao regime de Muammar Kadhafi, foi eleito em 14 de outubro como primeiro-ministro pelo CGN.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação