Mundo

Contestar a soberania da Bósnia é inaceitável, afirma Hillary Clinton

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 12:37
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira (30/10) em Sarajevo que é "totalmente inaceitável" colocar em dúvida a soberania e a integridade da Bósnia, acusando indiretamente os líderes sérvio-bósnios que mencionam a possibilidade de proclamar a própria independência.

Hillary propôs às autoridades do país que optem pela via da integração na União Europeia e Otan. "É totalmente inaceitável constatar que 17 anos depois do fim da guerra, alguns coloquem em dúvida a soberania e a integridade territorial da Bósnia", disse Hillary Clinton ao lado da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.



Depois de uma reunião com integrantes da presidência tripartite bósnia, a chefe da diplomacia americana questionou, sem citar nomes, os dirigentes dos sérvios da Bósnia, que geralmente ameaçam proclamar sua independência. "Os Acordos de Dayton devem ser respeitados e preservados, ponto final", insistiu. Dezessete anos depois do fim da devastadora guerra de 1992-95, a Bósnia está mais dividida que nunca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação