Mundo

Três reatores nucleares são paralisados por supertempestade nos EUA

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 16:03

Washington - Três reatores nucleares foram paralisados nesta terça-feira (30/10) no noroeste dos Estados Unidos, devido aos efeitos da supertempestade Sandy que provocou cortes de energia elétrica em mais de oito milhões de casas no país, indicou o Departamento de Energia em um comunicado.

Dois outros reatores diminuíram sua produção no estado de Nova Jersey, um dos mais afetados.

"Tudo parece estar sob controle", afirmou Neil Sheehan, porta-voz da autoridade de regulação nuclear americana (NRC), que indicou que o alerta lançado segunda-feira sobre a central nuclear de Oyster Creek, uma das mais antigas do país, continua em vigor.

Em seu comunicado, o Departamento de Energia confirmou que o reator Salem 1, localizado em Hancocks Bridge, no rio Delaware, foi desligado quando quatro de suas seis bombas de circulação de água deixaram de funcionar.

A operadora Public Service Electric and Gas (PSEG) garantiu, no entanto, que a situação no reator é estável.

O reator Salem 2 já estava desativado para manutenção quando a tempestade atingiu o estado, enquanto que outra unidade nuclear próxima, Hope Creek, permanece operando com força total, segundo a PSEG.

Os reatores de Hope Creek e Salem produzem 49% da energia elétrica utilizada em Nova Jersey, que, com mais de 8,7 milhões de habitantes, é um dos estados mais afetados pela passagem de Sandy.

O departamento também confirmou que outro reator, da central de Indian Point, 50 km ao norte de Nova York, às margens do rio Hudson, também foi desligado durante a madrugada por problemas elétricos externos.

[SAIBAMAIS] Sua operadora, a companhia Entergy, já havia anunciado a paralisação em sua conta no Twitter, citando "problemas na rede elétrica externa" e ressaltando que "não há risco para o público ou para os funcionários".

Não foi possível contatar nenhum porta-voz da empresa para esclarecer a evolução da situação.

A central de Indian Point tem três reatores e fornece até 30% de energia elétrica de Nova York, onde muitas casas estão sem eletricidade, e do condado de Westchester (nordeste).

O Departamento de Energia anunciou o desligamento na segunda-feira de um reator da central de Nine Mile, localizada no interior de Nova York, às margens do lago Ontário.

Mais de oito milhões de casas ficaram sem energia na manhã desta terça em 18 estados do nordeste dos Estados Unidos e na capital Washington após a passagem da supertempestade.

Apenas em Nova York, há 750.000 pessoas sem eletricidade em suas casas, informou nesta terça-feira o prefeito da cidade Michael Bloomberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação