Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dois soldados do Exército britânico morrem no sul do Afeganistão

Londres - Dois soldados que pertenciam a um batalhão do Exército britânico foram mortos nesta terça-feira (30/10) atingidos por disparos de um homem vestido com o uniforme da polícia afegã, informou o Ministério da Defesa em Londres.

Os militares, pertencentes ao Primeiro Batalhão do regimento Royal Gurkha Rifles, morreram em um posto de controle no distrito de Nahr-e Saraj, na província de Helmand, onde a maior parte do contingente britânico no Afeganistão está mobilizada, indicou o ministério, sem indicar a nacionalidade das vítimas.

Este regimento é formado por oficiais britânicos e ;ghurkas;, soldados nepaleses que servem desde o século XIX nas forças armadas britânicas, especialmente em operações no exterior.

[SAIBAMAIS] Estas duas mortes elevam para 43 o número de baixas sofridas pelas Forças Armadas britânicas durante o ano no Afeganistão, e para um total de 437 desde o início da intervenção internacional liderada pelos Estados Unidos, em 2001.

Um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan havia anunciado estas mortes horas antes.

"Um homem com uniforme da polícia afegã voltou sua arma contra as forças da Isaf no sul do Afeganistão matando dois soldados da missão", disse à AFP em Cabul.

O ataque foi reivindicado por um porta-voz dos insurgentes talibãs, que afirmou que as duas vítimas eram britânicas.