Mundo

Soldados israelenses prendem cinco palestinos na Cisjordânia nesta terça

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 17:11

Hebron - Tropas israelenses prenderam cinco palestinos durante a noite na Cisjordânia, incluindo dois homens ligados ao movimento radical islâmico Jihad, indicaram testemunhas nesta terça-feira (30/10).

Em uma operação antes do amanhecer no vilarejo de Beit Ummar, ao norte da cidade de Hebron, soldados prenderam Wahid Abu Marya, de 45 anos, que já havia passado alguns anos em prisões israelenses devido aos seus laços com o Jihad, relataram as testemunhas.

Segundo as fontes, dezenas de soldados cercaram sua residência por volta das 03h00 locais (22h00 de Brasília) e abriram fogo quando ele se recusou a sair, o que causou o desabamento de parte da casa. O homem foi detido em seguida.

Jovens do vilarejo jogaram pedras nas tropas, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo, informou um correspondente.

[SAIBAMAIS] As testemunhas disseram que outro militante do Jihad, Mohammed Najjar, de 30 anos, havia sido preso no campo de refugiados de Al-Fawwar, sul de Hebron. Najjar foi libertado de uma prisão israelense no ano passado após cumprir a sentença.

Em outra incursão durante a madrugada em Hebron, soldados prenderam Jamila Shaldi, de 50 anos, e seu filho Abdelrahman, de 20, de acordo com moradores da região.

Nos arredores das colinas de Hebron, testemunhas afirmaram ter visto Said Rabbah, de 47 anos, ser agredido e depois detido pelos soldados. Eles disseram que sua filha Maryam, de 20 anos, também foi agredida, mas não presa.

Os militares israelenses confirmaram a prisão de um homem em Beit Ummar. Um porta-voz afirmou que a detenção ocorreu durante uma operação conjunta entre o exército e a polícia da fronteira "para prevenir contra atividades terroristas" no vilarejo.

"Durante a operação, um militante armado se trancou em sua casa", disse, acrescentando que as tropas usaram diversos "meios" para atraí-lo para fora de casa.

Uma fonte militar afirmou que o suspeito, assim como o preso em Al-Fawwar, foi entregue às forças de segurança para interrogatório-- o que costuma ser um eufemismo para o serviço de segurança Shin Bet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação