Mundo

ONU transfere segurança a forças de paz locais no Timor Leste

Agência France-Presse
postado em 31/10/2012 06:52
As forças de paz da ONU no Timor Leste transferiram oficialmente nesta quarta-feira (31/10) às forças locais as missões de polícia e de segurança que exerciam desde 2006, anunciou o primeiro-ministro Xanana Gusmão. A Polícia Nacional de Timor Leste "está responsável por fazer respeitar a lei e manter a ordem", destacou o chefe de Governo em um comunicado.

O processo de transição começou em março de 2011, depois que a missão da ONU no Timor transferiu parte de suas atribuições para priorizar as atividades de treinamento e formação. De acordo com o comandante dos Capacetes Azuis no Timor, Finn Reske-Nielsen, os policiais timorenses sob sua supervisão "fizeram progressos significativos" em diversas áreas. Grande parte do contingente da ONU - que chegou a ter 1.600 homens - deve deixar o país em novembro.



Considerado um dos países mais pobres da Ásia, Timor Leste ainda busca consolidar a estabilidade após décadas de conflitos com a Indonésia que mataram 25% de sua população antes da independência, em 2002. Timor foi invadido pela Indonésia em 1975 depois da retirada da potência colonial, Portugal. As forças indonésias deixaram Timor apenas em 1999 pela força de um mandato da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação