Agência France-Presse
postado em 31/10/2012 13:04
Nova York - Dois aeroportos e o transporte público de Nova York voltaram a funcionar nesta quarta-feira (31/10) depois da passagem da supertempestade Sandy que atingiu a cidade.
Os aeroportos internacionais John F. Kennedy e Newark Liberty reabriram depois de dois dias fechados, mas ainda com voos limitados, informou a Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey. Os aeroportos de La Guardia e Teterboro, no entanto, permanecem fechados, acrescenta a autoridade no comunicado. O metrô de Nova York também continua parado, com quilômetros de vias subterrâneas ainda inundadas, o que impede a retomada de uma das redes mais antigas do mundo, de 108 anos, utilizada diariamente por 5,3 milhões de passageiros.
Toneladas de água salgada invadiram a cidade quando o nível do mar subiu abruptamente devido ao furacão Sandy na segunda-feira, fazendo com que túneis e vias permaneçam inundados ou sob escombros. Antes de o serviço ser retomado, será necessário bombear toda a água e retirar todo o lixo que chegou à rede subterrênea. Na manhã desta quarta-feira, os ônibus nova-iorquinos estavam novamente em funcionamento e circulavam lotados.
No norte de Manhattan, tomados por milhares de taxis, os caminhões distribuíam mercadorias a supermercados e outra lojas, e vendendores ambulantes também voltaram para seus pontos de comércio, na periferia da cidade. Mas metade de Manhattan continua sem energia elétrica. O desfile para celebrar a festa do Halloween na noite desta quarta-feira foi cancelado. Os espetáculos da Broadway também vão reabrir dentro do espírito "o espetáculo tem que continuar". Shows populares com "Jersey Boys" e "The Book of Mormon" voltarão aos palcos, anunciou a Broadway League Industry.
[SAIBAMAIS]O Metropolitan Opera também reabre suas portas com a obra "The Tempest", de Thomas Ades, um título ironicamente triste e em harmonia com o atual ambiente nova-iorquino. Além disso, os organizadores da maratona de Nova York confirmaram que a famosa prova será disputada no próximo domingo, apesar da situação caótica na metrópole. No âmbito financeiro, Wall Street retomou suas operações depois de permanecer fechada por duas sessões,
Após causar 67 mortes no Caribe, Sandy deixou cerca de 50 vítimas fatais nos Estados Unidos e uma no Canadá. Mais de oito milhões de residências ficaram sem eletricidade na manhã desta terça-feira. O presidente Barack Obama visita nesta quarta-feira outro estado muito afetado, Nova Jersey, onde se reunirá com o governador Chris Christie para inspecionar os estragos causados pela tempestade, conversar com moradores e cumprimentar os membros dos serviços de emergência que arriscaram suas vidas nas tarefas de salvamenteo e resgate.
Seu rival Mitt Romney, que teve o seu papel limitado ao de um espectador diante de um Barack Obama que assumiu o controle do governo federal para ajudar as vítimas atingidas por Sandy, anunciou, entretanto, que não adiará os seus compromissos de quarta-feira no estado-chave da Flórida.