Mundo

Hollande é firme com Irã sobre tema nuclear e recebe apoio de Israel

Agência France-Presse
postado em 31/10/2012 14:13
Paris - O presidente francês, François Hollande, exigiu nesta quarta-feira (31/10), diante do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, atos concretos por parte do Irã sobre o abandono de um programa militar nuclear, e pediu a "retomada sem condições" das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

"Apenas a negociação poderá levar a uma solução definitiva" do conflito entre Israel e os palestinos, disse Hollande em uma coletiva de imprensa realizada em Paris junto com Benjamin Netanyahu, que se encontra na França para uma visita de dois dias. Netanyahu, por sua vez, confirmou que está disposto a negociar "sem nenhuma condição prévia".

[SAIBAMAIS]O Irã dotado de uma arma nuclear "é uma ameaça que não pode ser aceita pela França (...) Votamos várias sanções e estamos dispostos a votar outras se for necessário. Queremos ter atos e gestos concretos que demonstrem que abandonou este caminho", disse Hollande. "O Irã não pode ter uma arma nuclear", o que seria uma ameaça não apenas para Israel, mas para toda a região, insistiu Hollande, ao término de seu primeiro encontro com o primeiro-ministro israelense desde sua eleição para a presidência francesa, em maio.



A França atua há vários anos para agravar as sanções contra o Irã, país que as grandes potências acusam de querer se dotar de uma arma nuclear sob o pretexto de um programa civil, o que o governo iraniano desmente. Netanyahu comemorou a "posição muito importante" de Hollande sobre o Irã. Depois de seu encontro com Hollande no palácio presidencial do Eliseu, Benjamin Netanyahu se reunirá com o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, com o chanceler, Laurent Fabius, e com o ministro da Economia, Pierre Moscovici.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação