Mundo

Brad Pitt doa US$ 100 mil a favor do casamento homossexual nos EUA

Agência France-Presse
postado em 31/10/2012 15:35

Washington - O ator americano Brad Pitt doou U$ 100 mil para uma das maiores organizações de luta pelos diretos homossexuais. Quatro estados dos EUA - Maine, Maryland, Minnesota e Washington - decidem na próxima semana se casaisde gays e lésbicas terão direito ao casamento civil.

Em um e-mail enviado ao Human Rights Campaign (HRC), que promove a luta pró-diretos gays, Pitt escreveu "inacreditável para mim que a vida e os relacionamentos das pessoas serão literalmente votados em poucos dias".


Na próxima terça-feira (6/11), junto com as eleições presidenciais, será realizado um referendo sobre a legalização do casamento homossexualno quatro estados citados.

"É nossa única oportunidade de fazer a diferença", indicou o ator na mensagem publicada no site da HRC, "se são como eu, não vão querer ter que se perguntar, no dia seguinte à eleição, o que eu poderia ter feito?", afirmou o ator.

[SAIBAMAIS]Os "casais homossexuais - nossos amigos, nossos vizinhos - devem ter a mesma proteção que qualquer um", acrescentou Pitt, afirmando: "Doem ao Fundo Nacional do Casamento do HRC agora, como eu fiz, e juntos faremos nosso país progredir até o dia em que não existam mais cidadãos de segunda classe".

A união oficial entre dois homens ou mulheres não é reconhecida nos Estados Unidos em nível federal, mas está autorizada em seis de seus 50 estados e na capital federal, Washington. Também foi aprovada em outros dois estados, onde ainda deve ser votada em referendo para poder ser aplicada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação