Mundo

Obama agradece por trabalho durante passagem da tempestade Sandy

Agência France-Presse
postado em 03/11/2012 10:31
Washington - O presidente Barack Obama agradeceu neste sábado (3/11) os socorristas e membros da Guarda Nacional por seu trabalho durante a passagem da supertempestade Sandy esta semana, que segundo ele provocou uma "terrível devastação" na costa leste dos Estados Unidos.

"Percorri Nova Jersey na quarta-feira com o governador (Chris) Christie e fui testemunha de primeira mão da terrível devastação. É desolador", afirmou o presidente no programa semanal de rádio e pela internet.

Comunidades inteiras foram "arrasadas" e alguns dos primeiros socorristas, que em várias ocasiões se colocaram em risco, sofreram as próprias perdas, disse Obama.

Sandy, que afetou a costa leste na noite de segunda-feira, deixou pelo menos 95 mortos em 15 estados americanos e no Canadá. O balanço na cidade de Nova York é de 41 mortos e de pelo menos 14 na vizinha Nova Jersey, onde prosseguem as buscas em zonas isoladas.

A tempestade provocou inundações em várias áreas, incluindo túneis do metrô de Nova York, enquanto os fortes ventos deixaram sem energia elétrica milhões de moradores da região.

Mobilizados rapidamente para dar assistência, integrantes da Guarda Nacional entregaram 290.000 refeições e 500.000 garrafas de água no primeiro dia da operação de emergência em Nova York, segundo o prefeito Michael Bloomberg.

Médicos e enfermeiras do New York University Medical Center retiraram recém-nascidos da da unidade, os bombeiros combateram um importante incêndio nas ruas inundadas do bairro nova-iorquino de Queens e a Guarda Costeira salvou a tripulação de um veleiro que naufragou na costa da Carolina do Norte, lembrou Obama.

O presidente também garantiu que os milhões de desabrigados receberão ajuda do governo. "Somos americanos" disse Obama.

"Quando os tempos são duros, nós somos ainda mais resistentes. Colocamos os outros em primeiro lugar. Vamos um pouco mais além. Abrimos nossos corações e nossas casas uns para os outros, como uma única família americana. Nos recuperamos, reconstruímos, retornamos mais fortes - e juntos vamos fazer isto mais uma vez", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação