Mundo

Samaras volta a ameaçar com saída da Grécia do euro

Agência France-Presse
postado em 04/11/2012 12:07
Atenas - O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, voltou a ameaçar neste domingo (4/11) com uma possível saída do país do euro, caso o Parlamento rejeite as novas medidas de austeridade exigidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia.

Na quarta-feira, o Parlamento deve pronunciar-se sobre uma lei de cortes orçamentários e outras reformas, por mais de 18 bilhões de euros, e, no próximo domingo, sobre o orçamento para 2013.

De acordo com Samaras, a aprovação dos textos é uma condição necessária para que o país faça desaparecer "definitiva e irrevogavelmente" o risco de sair do euro.

"Temos que salvar o país da catástrofe. Se não conseguirmos permanecer na Eurozona, nada fará sentido", declarou.

Uma fonte do governo alemão afirmou na quinta-feira que vários assuntos estavam pendentes com a troika (UE, FMI e Banco Central Europeu) para concluir um acordo que permita repassar mais recursos à Grécia.

Atenas tenta persuadir os credores internacionais sobre os avanços obtidos em termos de reformas para que desbloqueiem a parcela de 31,5 bilhões de euros, pendente desde junho, para que o país não entre em default (suspensão de pagamentos).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação