Agência France-Presse
postado em 06/11/2012 19:10
Ancara - O partido no poder na Turquia apresentou ao Parlamento um controverso projeto de reforma das instituições destinado a transformar o sistema parlamentar atual em um verdadeiro regime presidencial, anunciou nesta terça-feira (6/11) o vice-primeiro-ministro, Bekir Bozdag.Esta proposta quer dotar o presidente da República de amplos poderes, de acordo com os desejos do primeiro-ministro e chefe do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), Recep Tayyip Erdogan, que não esconde sua vontade de se apresentar para as eleições presidenciais de 2014.
"Consideramos oportuno para a Turquia passar a um sistema presidencial que gera estabilidade, em vez de consumir a energia do país em debates", explicou o vice-primeiro-ministro.
Os quatro partidos representados no Parlamento turco estão reunidos há meses em uma comissão especial encarregada de redigir uma nova lei fundamental que deve substituir, em um sentido mais democrático, a elaborada pelos militares após o golpe de Estado de 1980.
Os adversários de Erdogan se negam a aceitar a reforma, porque consideram que o sistema presidencial lhe dará poderes demais.