Gaza - Três palestinos morreram neste sábado e mais de 26 pessoas, entre elas quatro soldados israelenses, ficaram feridas ao serem atingidas por disparos de soldados israelenses durante enfrentamentos na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Estado hebreu, segundo fontes palestinas e israelenses.
"Três palestinos morreram e 22 ficaram feridos, dos quais seis com gravidade, por disparos de artilharia israelense", afirmou o porta-voz dos serviços de saúde do governo de Hamas em Gaza, Ashraf al Qudra.
Segundo testemunhas palestinas, os combatentes dispararam um foguete contra um veículo militar israelense que circulava na fronteira palestina, o que foi respondido com tiros de artilharia.
A rádio militar israelense, citando fontes palestinas, afirmou que os combatentes palestinos dispararam um míssil anti-tanque que fez o veículo explodir.
Três soldados ficaram feridos na explosão, dois deles em estado grave, informaram fontes militares israelenses.
A Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP, esquerda nacionalista) reivindicou o ataque contra a patrulha israelense, mas ainda não foi verificado a autenticidade do anúncio.
O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum, denunciou os ataques e alertou: "Consideramos muito perigosa esta espiral (de violência). Devemos detê-la imediatamente".
A tensão entre Israel e os grupos armados palestinos de Gaza aumentaram nos últimos dias. Na quinta-feira, um túnel explodiu na fronteira com Israel ferindo um soldado. No mesmo dia um adolescente palestino morreu por causa de disparos israelenses, segundo fontes palestinas.