Guatemala - O Fundo das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação (Unesco) doará 50.000 dólares para restituir o material escolar destruído durante o terremoto de quarta-feira na Guatemala, que deixou 42 mortos, informou a organização em um comunicado.
"O Escritório da Unesco na Guatemala obteve com sua sede em Paris atender ao pedido do Ministério da Educação ao Fundo de Emergências da Unesco, para um aporte de 50.000 dólares destinados a restituir o material escolar destruído e danificado nas escolas afetadas" durante o forte terremoto, disse.
O comunicado também informa que o objetivo de recuperar o material é "garantir a regularidade e a qualidade da atividade educativa nas áreas mais afetadas pelo terremoto".
Segundo fontes do Ministério da Educação guatemalteco, um total de 11 estabelecimentos educativos sofreram danos em suas infraestruturas em seis departamentos.
De acordo com dados oficiais, o terremoto de intensidade 7,4, que castigou o país na quarta-feira, provocou 42 mortes, dois soterramentos e 1,2 milhão de afetados.
Para atender à emergência, o presidente Pérez declarou, na quinta-feira, estado de calamidade por 30 dias nos sete departamentos mais atingidos e na noite de sexta-feira incluiu mais um, Suchitepéquez.