Agência France-Presse
postado em 12/11/2012 08:51
Cairo - A Liga Árabe deve se reunir em nível ministerial na tarde desta segunda-feira (12/11) no Cairo para discutir a situação na Síria, após o acordo de unificação alcançado pela oposição ao regime de Damasco.O grupo encarregado de seguir o caso sírio - Qatar, Egito, Argélia, Sudão e Omã - deve se reunir na sede da instituição pan-árabe no Cairo por volta das 15h locais (11h de Brasília), indicou um funcionário da Liga. Após as negociações será realizada uma reunião ampliada a todos os países membros, na qual a Síria figura em primeiro lugar entre os pontos que devem ser examinados.
[SAIBAMAIS]Na noite de domingo em Doha, os integrantes da oposição síria assinaram um acordo para criar uma coalizão unificada destinada a acelerar a queda do regime de Bashar al-Assad. Desde quinta-feira, as negociações estavam dirigidas sob o patrocínio do Qatar e da Liga Árabe.
O acordo sobre uma "Coalizão nacional síria das forças da oposição e da revolução" responde ao desejo dos países árabes e ocidentais de ver a oposição unida no seio de uma instância executiva que possa negociar com a comunidade internacional e de canalizar as ajudas. Foi assinada pelo xeque Ahmed Moaz Al-Khatib, que acabava de ser eleito presidente desta instância, e Georges Sabra, chefe do Conselho Nacional Sírio (CNS), que se converte em seu principal integrante.