Mundo

Partido Comunista chinês inicia processo de escolha de novos líderes

postado em 12/11/2012 09:36
Tela exibe slogan do Partido Comunista Chinês na praça Tiananmen, em Pequim
Reunidos no 18; Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), os 2.270 delegados da legenda começaram o processo de votação para a escolha dos novos líderes políticos do país. Segunda maior economia mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, a China deverá ter um novo presidente ; Xi Jinping em substituição a Hu Jintao ; como também novos líderes na cúpula política.

A presidência do 18; Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) é composta por 247 membros. Após as definições, os nomes são encaminhados pelo Parlamento chinês que, geralmente, ratifica a decisão do congresso. As discussões começaram na semana passada e terminam no próximo dia 14.

Em julho foi eleito o novo comitê permanente do Partido Comunista da China em Pequim, encerrando o período de mudanças de lideranças nos níveis provinciais. Desde o começo deste ano, os principais líderes de alguns serviços centrais e empresas foram substituídos.

[SAIBAMAIS]De acordo com a definição da agência estatal de notícias da China, Xinhua, os novos líderes do país nasceram após os anos de 1950, depois da revolução comunista no país, e são definidos como "jovens instruídos que fazem parte de um grupo de idealistas e realistas;.



Para Hu Jintao, o principal risco ao regime está no que chamou de ;alienação do povo;. Segundo ele, os esforços do governo são para "colocar as pessoas em primeiro lugar;. Xie Chuntao, professor da Escola do Partido do Comitê Central do PCC, disse que os novos líderes não são tão rígidos nem tão conservadores quanto os antigos, permitindo maior abertura e reformas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação