Mundo

Túmulo de Arafat é aberto para investigação sobre as causas da morte

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 08:10
Ramallah - Funcionários palestinos começaram a abrir o túmulo do dirigente palestino Yasser Arafat com o objetivo de obter elementos para a investigação sobre as causas da morte do líder palestino, informou uma fonte ligada à família. O trabalho durará pelo menos 15 dias.

Uma fonte disse que nesta terça-feira (13/11) serão retirados o cimento e as pedras do mausoléu de Arafat. "As operações continuarão até chegar à camada de terra que cobre o corpo, que será removida na chegada dos juízes franceses, especialistas suíços e dos investigadores russos envolvidos", completou. O mausoléu de Arafat estava oculto por grandes toldos, assim como a entrada da Muqata, a sede da presidência da Autoridade Palestina.

O cadáver de Arafat deve ser exumado em 26 de novembro para que os juízes franceses responsáveis pela investigação sobre um possível assassinato e os especialistas suíços que detectaram quantidades anormais de polônio nos bens pessoais de Arafat retirem mostras.



Yasser Arafat, que adoeceu no quartel-general em Ramallah, na Cisjordânia, cercado pelo exército israelita, morreu em 11 de novembro de 2004 em Percy. A sua morte permaneceu um enigma após a rápida deterioração do seu estado de saúde, mas os palestinianos acusaram Israel de terem envenenado o seu líder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação