Mundo

Otan analisa possibilidade de intervir na fronteira da Síria com a Turquia

postado em 13/11/2012 08:41
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sinalizou nessa segunda-feira (12/11) que analisa a possibilidade de autorizar a intervenção na região de fronteira entre a Síria e a Turquia. O assunto foi tema de reunião em Praga, capital da República Tcheca. Segundo integrantes da organização, o objetivo é proteger a Turquia, uma vez que a Síria está em crise há 20 meses e mais de 36 mil pessoas morreram.

[SAIBAMAIS]O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, reiterou que tudo será feito para proteger e defender a Turquia. "Nós temos mais planos para garantir a proteção e a defesa da Turquia e, esperamos, para impedir os ataques cometidos", disse.



Paralelamente, a Otan analisa como alternativa a definição de área de exclusão do tráfego aéreo na Síria para limitar o alcance do poder do presidente Bashar Al Assad. No entanto, países como a China, Rússia e o Irã são contrários a quaisquer medidas de restrição à Síria.

Rasmussen acrescentou que tem esperança de solucionar a crise que afeta a Síria. Desde março de 2011, o presidente Bashar Al Assad enfrenta as forças de oposição que insistem na sua renúncia. Os bombardeios e ataques tornaram-se frequentes no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação