Mundo

Dezenas de pessoas são presas após morte de blogueiro iraniano

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 12:33
Teerã - Várias pessoas foram detidas após a morte de um blogueiro iraniano que, segundo organizações humanitárias, foi torturado e assassinado, indicou nesta terça-feira (13/11) o procurador-geral de Teerã.

"Ontem (segunda-feira), várias pessoas foram detidas", declarou Abas Yafarabadi, segundo a agência ISNA, sem fornecer maiores detalhes. "Quando soubemos da morte, abrimos uma investigação", acrescentou. Os Estados Unidos exigiram na sexta-feira (9/11) que o Irã realizasse uma investigação.

[SAIBAMAIS]"Estamos consternados com as informações, segundo as quais as autoridades iranianas torturaram e mataram, durante seu interrogatório na prisão, o blogueiro e ativista Sattar Beheshti", indicou em um comunicado a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.



"Nós nos unimos à comunidade internacional em nosso pedido para que o governo iraniano investigue esta morte e encontre os responsáveis pela prisão, tortura e morte de Beheshti", acrescentou Nuland. Segundo grupos opositores, a família do blogueiro foi chamada na semana passada para recolher o corpo de Beheshti no centro de detenções de Kahrizak, ao sul de Teerã, onde o ativista havia sido detido no 30 de outubro por suas críticas ao regime na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação