Mundo

Premiê japonês indica que pode dissolver Parlamento e antecipar eleições

postado em 13/11/2012 14:08
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, sinalizou que estuda a possibilidade de dissolver o Parlamento até o dia 16 e antecipar as eleições legislativas para 16 de dezembro ou 20 de janeiro. A indicação ocorreu durante reunião com o secretário-geral do Partido Democrático (PD), Azuma Koshiishi.

Atualmente com maioria no Parlamento, a aliança de centro-esquerda que apoia Noda está ameaçada de ser reduzida nas próximas eleições legislativas. Também há riscos à permanência de Noda como primeiro-ministro, cargo que assumiu há 14 meses. Caso Noda deixe o poder, será o sexto primeiro-ministro a sair do governo em menos de um ano de mandato.

[SAIBAMAIS]Pesquisa de opinião, divulgada no jornal Asahi Shimbun, mostra que o índice de aprovação de Noda caiu para 18%, enquanto o de desaprovação subiu para 64%. O Japão ainda enfrenta dificuldades econômicas em decorrência dos impactos causados pelo terremoto seguido por tsunami e pelos acidentes nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação