Mundo

Irã realizará reunião que procura encontrar solução para violência na Síria

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 17:07
Teerã - O Irã realizará no domingo um "diálogo nacional" em Teerã entre os dois grupos confrontados na Síria, anunciou nesta terça-feira (13/11) o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"Representantes do governo sírio se reunião com delegados de tribos, partidos políticos, de minorias e de oposição", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdollahian, à cadeia de televisão em língua árabe Al Alam. A reunião se centrará em uma solução para pôr fim à violência na Síria e promover uma solução diplomática para o conflito, afirmou Abdollahian.



Desde o começo da revolta contra o regime de Bashar al Assad em março de 2011, Irã e Rússia, aliados ao regime de Damasco, defendem uma solução política, com a abertura de negociações entre o governo e os rebeldes. Mas a oposição síria não quer que o Irã se envolva na crise e se nega a iniciar um diálogo sem uma prévia demissão de Assad.

O Irã acusa os países ocidentais e os árabes de armar os rebeldes e afirmou em várias ocasiões estar em contato com grupos opositores sírios, sem indicar nomes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação