Mundo

Putin e Obama concordam em ampliar relações bilaterais

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 19:33
Moscou - O presidente americano, Barack Obama, e seu colega russo, Vladimir Putin, concordaram nesta terça-feira em avançar com as relações bilaterais depois de um ano marcado pela tensão diplomática, informou o Kremlin.

"Os presidentes confirmaram seu desejo de avançar com as relações bilaterais em todas as áreas, incluindo a componente económico", informaram as agências de notícias russas citando o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Peskov disse ainda que Obama também aceitou o convite de Putin para uma visita oficial à Rússia, durante conversa telefônica.


Obama "confirmou sua disposição de viajar à Rússia no futuro, quando as datas forem estabelecidas pelos canais diplomáticos", revelou Paskov.

A conversa entre os dois líderes é a primeira desde a reeleição de Obama, no dia 6 de novembro. Putin regressou ao Kremlin em março, após cumprir dois mandatos como chefe de Estado (entre 2000 e 2008) e um como primeiro-ministro (2008 a 2012).

As relações entre Rússia e Estados Unidos se degradaram após a eleição de Putin para um terceiro mandato presidencial, que a oposição qualifica de irregular.

Diante de uma contestação sem precedentes nos últimos meses, Putin acusou o departamento americano de Estado de financiar os protestos da oposição na Rússia.

Putin também suspendeu as operações no país da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), acusada de ingerência na política russa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação