Mundo

EUA confirma embargo contra Cuba após votação na ONU

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 19:37
Washington - Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira que mantêm sua política de embargo econômico contra Cuba, após a ONU condenar mais uma vez a medida.

"Nossa política segue em vigor. Nossa política para Cuba está focada na criação de melhores laços com o povo cubano", disse em entrevista coletiva o porta-voz do departamento de Estado Mark Toner.

A maioria dos delegados na Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta terça-feira, pelo 21; ano consecutivo, a condenação do embargo comercial americano a Cuba vigente há meio século.



Desta vez, 188 países votaram pela condenação do embargo, e apenas três, contra: Estados Unidos, Israel e Palau.

"Vocês conhecem nossas preocupações sobre o governo cubano. Nossa política permanece a mesma, isto não vai mudar", disse Toner.

Após chegar à Casa Branca, em 2009, o presidente Barack Obama suspendeu algumas restrições a Cuba, como o envio de dinheiro ou viagens à Ilha por razões esportivas, educativas ou religiosas, mas destacou que outros passos dependerão da abertura do governo cubano para a democracia.

No debate na ONU, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, atacou a "política desumana, fracassada e anacrônica de onze administrações sucessivas dos Estados Unidos" desde o embargo, decretado em 1962.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação