Ramallah - O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta quarta-feira (14/11) à noite a convocação de "uma reunião de emergência" pela Liga Árabe para discutir a "agressão brutal" realizada por Israel contra a Faixa de Gaza, indicou a agência de notícias palestina Wafa.
Abbas, chefe da Autoridade Palestina que governa a Cisjordânia, mas não Gaza, dominada desde 2007 pelo Hamas, "fez um apelo nesta quarta-feira ao secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, para que convoque uma reunião de emergência para discutir a perigosa escalada israelense e a agressão brutal à Faixa de Gaza", segundo WAFA.
O negociador palestino Saeb Erakat declarou que "parece que Israel prepara uma agressão global na Faixa de Gaza, apesar dos esforços egípcios para tranquilizar a situação".
[SAIBAMAIS]"Havia um plano israelense claro para assassinar (o chefe das operações militares do Hamas, Ahmed) Al-Jaabari e bombardear a Faixa de Gaza", considerou.
Seis palestinos foram mortos nesta quarta-feira em Gaza, entre eles Al-Jaabari, em mais de 20 ataques aéreos israelenses contra o território palestino, segundo o ministério do Interior do Hamas.
Estes ataques ocorrem no dia seguinte a um período de calma, após três dias de combates nos arredores de Gaza, durantes os quais sete palestinos, entre eles quatro civis e três combatentes, morreram, e oito israelenses, incluindo quatro soldados, ficaram feridos.