Mundo

Cidade espanhola de Cádiz recebe reunião de cúpula Ibero-Americana

Agência France-Presse
postado em 16/11/2012 09:52
Ministros ibero americano das Relações Exteriores participam da cúpula
Cadiz - A cidade espanhola de Cádiz começa a receber nesta sexta-feira (16/11) os presidentes participantes na XXII Cúpula Ibero-Americana, que será oficialmente inaugurada à tarde.

Durante a amanhã, os chanceleres ibero-americanos pretendem traçar o esboço da declaração final do fórum, que será posteriormente submetida aos chefes de Estado e de Governo presentes no encontro e que terá a crise econômica como principal assunto.

"Será uma declaração política, para dar sentido político a uma reunião convocada com o lema de ;relação renovada;. Os temas podem ser os mesmos de outras cúpulas, mas o que mudou foi a situação de nossos associados, é um contexto novo", disse um negociador brasileiro. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, chegou na noite da quinta-feira, seguida pelo chefe do Estado equatoriano, Rafael Correa, e do colombiano Juan Manuel Santos.

[SAIBAMAIS]Não comparecerão os chefes de Estado de Cuba, Venezuela, Argentina, Guatemala e Uruguai, que serão representados por seus respectivos vice-presidentes ou chanceleres, enquanto o Paraguai será o único ausente devido ao conflito com os parceiros do Mercosul e Unasul por causa da destituição de Fernando Lugo.



Em Cádiz, que contará com um grande dispositivo de segurança de mais de 2.500 policiais, o rei Juan Carlos I da Espanha terá pela frente várias reuniões bilaterais ao longo do dia com dirigentes latino-americanos, antes de assistir à cerimônia de abertura oficial da Cúpula no teatro Falla.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação