Mundo

Milhares de jordanianos protestam e alguns pedem a saída do rei

Agência France-Presse
postado em 16/11/2012 13:07
Amã - Milhares de jordanianos protestaram nesta sexta-feira (16/11) em Amã, chegando até a pedir a saída do Rei Abdullah II, uma reivindicação inédita, enquanto policiais impediam a massa de se aproximar do palácio real para protestar contra o aumento no preço do combustível no país.

"O povo quer a reforma do regime. Liberdade, abaixo (o rei) Abdullah", gritavam cerca de 10.000 manifestantes, entre eles islamitas, militantes de esquerda e muitos jovens. "A liberdade vem de Deus. Abdullah, seu tempo já passou", ou "O povo quer a queda do regime, reforme-o ou largue-o", exclamavam em frente à mesquita Huseini, no centro de Amã.

[SAIBAMAIS]Os insultos e pedidos de saída do Rei são raros na Jordânia, onde tais manifestações são proibidas e podem resultar em penas de prisão. De acordo com Zaki Bani Rshied, dirigente do partido de oposição Irmandade Muçulmana, "o número de pedidos para queda do regime está aumentando devido às políticas equivocadas que ignoram as exigências do povo".



O governo jordaniano decidiu na terça-feira à noite aumentar o preço da energia em até 53% para o gás doméstico e em 12% para a gasolina, em resposta a um déficit orçamentário de cinco bilhões de dólares. A medida provocou fortes manifestações e confrontos com a polícia deixaram um morto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação