Mundo

Milhares de manifestantes palestinos apelam ao Hamas para atingir Telavive

Agência France-Presse
postado em 16/11/2012 15:09
Naplus - Milhares de palestinos manifestaram nesta sexta-feira na Cisjordânia em apoio aos disparos de foguetes de Gaza contra Israel, pedindo ao Hamas que "atinja Telavive".

Três foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza caíram perto de Telavive desde quinta-feira. Segundo a imprensa israelense, é a primeira vez que a aglomeração de Telavive é atingida por projéteis desde os mísseis Scud atirados pelo Iraque em 1991.

Em Naplus (norte) cerca de 3.000 pessoas protestaram, cantando "Qassam, atinja Telavive", em referência às Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do movimento islamita, e com a bandeira verde, cena rara na Cisjordânia governada pela Autoridade Palestina, expulsa pelo Hamas da Faixa de Gaza em 2007.



Manifestantes queimaram uma bandeira de Israel e gritaram "morte a Israel", observou um correspondente. Em Jenin, na mesma região, cerca de 800 pessoas marcharam em favor do "fim da agressão israelense" e pela unidade palestina, com bandeiras palestinas e do Hamas.

Em Ramallah, centenas de palestinos também incentivam as Brigadas Ezzedine al-Qassam a disparar contra Telavive, com retratos gigantes do líder militar Ahmed Al-Jaabari, morto quarta-feira em um ataque israelense em Gaza.

Em Hebron (sul), centenas de palestinos expressaram seu apoio aos disparos do Hamas em Israel. Em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, cerca de 200 palestinos se reuniram perto da Cidade Velha. Cinco foram detidos por "perturbar a ordem pública", de acordo com a polícia israelense e um fotógrafo.

Dois foguetes disparados de Gaza caíram na quinta-feira perto de Telavive e um terceira nesta sexta-feira (16/11). Israel utiliza o chamado "Domo de Ferro", seu sistema de defesa de fabricação israelense, para proteger as localidades do país contra os disparos de foguetes palestinos.

Desde o início da operação "Pilar de Defesa" contra os grupos armados da Faixa de Gaza, na quarta-feira à tarde, as baterias do "Domo de Ferro" interceptaram e destruíram mais de 180 foguetes de um total de 500 disparados a partir do território palestino em 48 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação