Mundo

Governo de Israel aprova a mobilização de 75.000 reservistas

Agência France-Presse
postado em 16/11/2012 18:42
Jerusalém - O governo israelense autorizou nesta sexta-feira à noite a mobilização de 75.000 reservistas do Exército como parte de sua operação contra os grupos armados palestinos de Gaza, anunciou a televisão israelense. Esta decisão foi tomada ao final de uma reunião em Tel Aviv do gabinete de segurança do governo Netanyahu, composto pelos nove principais ministros, indicou a segunda maior rede de televisão do país.

O secretário do governo israelense, Zvi Hauser, havia dito antes que tinha realizado consultas por telefone com os principais ministros para obter este sinal verde. Mais cedo, o Exército havia anunciado que o processo de convocação de 16.000 soldados reservistas estava em andamento.

Leia mais notícias em Mundo

Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Ehud Barak, já havia aprovado a convocação de um contingente de até 30.000 reservistas, que poderiam ser mobilizados a qualquer momento, enquanto os dirigentes israelenses agitavam a ameaça de uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza.

[SAIBAMAIS]No campo de batalha, um jornalista da AFP viu nesta sexta blindados de transportes de tropas e tanques se deslocando perto do posto fronteiriço entre Israel e a Faixa de Gaza.

Além disso, o Exército bloqueou nesta sexta-feira à noite todas as rotas principais em torno da Faixa de Gaza, anunciando que elas estão em uma zona militar fechada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação