Mundo

Rajoy considera 'inaceitável' proposta de orçamento europeu de Van Rompuy

Agência France-Presse
postado em 17/11/2012 17:00
Cádiz, Espanha - O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, considerou neste sábado (17/11) "inaceitável" a proposta de orçamento europeu 2014-2020 apresentada na sexta-feira pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que levaria a Espanha a perder até 20 bilhões de euros em ajuda.

Leia mais notícias em Mundo

"Para o governo da Espanha, o primeiro documento que o senhor [José Manuel] Barroso apresentou nos parece um bom documento. O segundo, apresentado depois pelo senhor Van Rompuy, nos parece simplesmente inaceitável", disse Rajoy em Cádiz, na entrevista coletiva à imprensa após o encerramento da XXII Cúpula Iberoamericana.

"O governo da Espanha não gosta desta proposta de orçamento, assim manifestamos isso às instituições e esperamos que seja feita outra proposta que seja mais razoável e possa ser compartilhada", acrescentou Rajoy, que apoiou o projeto da Comissão Europeia, cujo presidente, Durão Barroso, assistiu à Cúpula de Cádiz.

Van Rompuy apresentou na quarta-feira uma proposta que corta em quase 80 bilhões de euros o projeto da Comissão Europeia, com grandes cortes nos fundos de coesão de ajuda às regiões (quase 30 bilhões de euros) e na Política Agrícola Comum (PAC) de cerca de 25,5 bilhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação