Mundo

Dois foguetes de Gaza são interceptados em Tel Aviv

Agência France-Presse
postado em 18/11/2012 08:34

A bateria antimísseis "Iron Dome" interceptou dois foguetes lançados de Gaza neste domingo contra Tel Aviv, anunciou a polícia.

Pouco antes, as sirenes de alerta aérea soaram pelo quarto dia consecutivo em Tel Aviv, provocando o medo na metrópole israelense e em seus arredores, em Bnei Brak, uma cidade habitada majoritariamente por ortodoxos, e em Ramat HaSharon.

[SAIBAMAIS]Ao mesmo tempo, em Gaza, o braço armado do Hamas, as Brigadas Ezedin al Qasam, anunciaram ter lançado sobre Tel Aviv um míssil Fajr 5.

Este míssil, de fabricação iraniana, tem um alcance de 75 km, contra os 15 km dos foguetes caseiros Qasam do Hamas, segundo os especialistas.

Segundo o último balanço do exército, ao menos 766 foguetes foram disparados contra Israel. Destes, 493 caíram no sul do país e 273 foram interceptados pelo sistema "Iron Dome".

As negociações para colocar fim aos cinco dias de violência em Gaza podem levar a um acordo de trégua "hoje ou amanhã", ou seja, neste domingo ou na segunda-feira, anunciou uma fonte palestina à AFP.

"Estão sendo realizadas sérias negociações para alcançar uma trégua e é possível um acordo hoje ou amanhã", disse um funcionário de alto escalão que pediu o anonimato.


Esta declaração foi confirmada por uma fonte da segurança egípcia, que disse que o "Egito prosseguiu com as reuniões e com uma intensa comunicação com todas as partes para alcançar uma trégua o quanto antes".

"Demos importantes passos, mas ainda há um pequeno caminho para alcançar um acordo de trégua, assegurar a segurança e a estabilidade e (...) garantir que não volte a ocorrer".

Uma fonte próxima à negociação disse à AFP que foram realizadas reuniões entre autoridades das facções palestinas, entre eles o chefe do Politburo do Hamas, Khaled Meshaal, e o líder da Jihad Islâmica, Ramadan Shallah.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação