Mundo

Tawadros II é entronizado patriarca dos coptas ortodoxos do Egito

Agência France-Presse
postado em 18/11/2012 08:44

Cairo - Tawadros II, o novo patriarca dos coptas ortodoxos do Egito, a maior comunidade cristã do Oriente Médio, foi entronizado neste domingo na catedral de São Marcos do Cairo.

Tawadros II, de 60 anos, foi nomeado "papa de Alexandria, patriarca de toda a África e da sede de São Marcos" em uma cerimônia religiosa que contou com a presença do primeiro-ministro egípcio, Hisham Qandil.

O 118; patriarca dos coptas do Egito sucede Shenuda III, falecido no mês de março depois de se manter durante quatro décadas à frente desta comunidade, que representa entre 6% e 10% dos 83 milhões de egípcios.

Tawadros foi eleito no dia 4 de novembro entre os três candidatos em disputa, em um sorteio realizado por um menino durante uma cerimônia religiosa.



A eleição do novo patriarca ocorre em um momento de inquietação para os cristãos do Egito, diante do fortalecimento do islã político no país, atualmente governado por um presidente proveniente do movimento da Irmandade Muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação