Mundo

EUA saúdam afastamento de Mianmar e Coreia do Norte

Agência France-Presse
postado em 18/11/2012 09:27
Mianmar adotou "medidas positivas" ao reduzir suas relações militares com a Coreia do Norte, considerou a Casa Branca neste domingo, véspera da visita histórica do presidente americano, Barack Obama, a Yangun.

[SAIBAMAIS]A junta, no poder em Naypyidaw até março de 2011, era acusada de manter relações estreitas com Pyongyang, inclusive sob suspeita de querer desenvolver um armamento nuclear. Mas o novo regime parece satisfazer aos americanos ao demonstrar um certo distanciamento.

"Vimos que adotam medidas positivas nesta direção. E o que queremos ver, mais uma vez, é o fim desta relação que existiu entre Mianmar e Coreia do Norte", indicou Ben Rhodes, um conselheiro de segurança do presidente Obama, a bordo do Air Force One.



Obama será na segunda-feira o primeiro presidente americano em exercício a visitar Mianmar, onde apoiará o processo de reformas, momento importante de um giro pela Ásia que inclui paradas na Tailândia e no Camboja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação