Mundo

Racionamento de gasolina é ampliado em Nova York

Agência France-Presse
postado em 18/11/2012 19:48
Nova York - O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou neste domingo (18/11) que o racionamento de gasolina iniciado após a passagem do furacão Sandy será estendido, destacando que cerca de um terço dos postos de combustíveis da cidade ainda permanecem fechados.

O racionamento de nafta imposto no dia 9 de novembro, "funcionou bem e ajudou a reduzir as filas de espera nos postos de combustíveis", ressaltou Bloomberg em um comunicado. Mas "30% dos postos de combustíveis ainda permanecem fechados" e "muitas pessoas vão viajar esta semana" para a celebração do feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving day) na próxima quinta-feira, afirmou.

O prefeito disse que, por isso, prefere estender o racionamento até a próxima sexta-feira, "para não correr o risco de voltar a ter filas de espera intermináveis como as registradas antes" do racionamento.

Leia mais notícias em Mundo


A medida estabelece que os automóveis com placas de registro terminando em números ímpares podem se abastecer nos dias ímpares e o inverso, para os veículos com placas terminando com um número par.

Uma medida semelhante estabelecida no estado vizinho de Nova Jersey em 3 de novembro foi cancelada em 13 de novembro. E em Long Island (ilha do estado de Nova York), e mesmo tipo de racionamento foi suspenso na sexta-feira passada após oito dias de aplicação.

Após a passagem do Sandy, em 29 de outubro, a paciência dos motoristas foi posta à prova, já que muitos postos de combustíveis permaneciam fechados. Muitos tiveram que enfrentar até dez horas de filas de espera para comprar nafta nos postos abertos.

O Sandy provocou estragos em refinarias e em terminais de petróleo, criando grandes dificuldades de fornecimento para a costa leste dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação