Mundo

Em entrevista ao Correio, palestinos contam momentos de terror em Gaza

Rodrigo Craveiro
postado em 19/11/2012 07:24
Palestino beija o corpo de um dos seus filhos, durante funeral no norte da Faixa de Gaza: Tamer Abu Sefan, de 3 anos e meio, e a irmã, Jumana, foram mortos pelos mísseis disparados por um caça F-16 israelense, ontem

;As crianças eram engraçadas e falantes. Eu adorava conversar com elas e jogar cartas.; O ativista palestino Majed Abusalama se referia a Ranin, 5 anos, Jamal (7) e Yousef (10). Além deles, o irmão Ibrahim (1 ano); o pai, Mohammed; o avô Jamal e outros seis parentes morreram ontem quando um míssil disparado por um caça F-16 israelense caiu sobre a residência da família Al-Dalou, na Rua Al-Nasser, no bairro de Sheikh Redwan, região oeste da Cidade de Gaza. O ataque, ocorrido por volta das 15h10 (11h10 em Brasília), tinha como alvo Yehiya Rabiah, chefe da unidade de lançamentos de foguetes do movimento islâmico Hamas.

[SAIBAMAIS]A explosão atingiu a casa vizinha, matando 12 pessoas da mesma família ; seis mulheres, quatro crianças e dois homens. Yehiya sobreviveu. ;Famy Al-Dalou, meu amigo, vivia lá e ficou bastante ferido. Suas irmãs morreram;, lamentou Majed, em entrevista ao Correio. Até as 23h de ontem, 71 palestinos tinham sido mortos desde quarta-feira, 28 nos bombardeios de ontem. Foguetes do Hamas também mataram três israelenses, na quinta-feira. No fim da noite, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a palestinos e a judeus um cessar-fogo ;imediato;. ;Isto deve parar;, avisou, por meio de um comunicado no qual lamentou as mortes na família Al-Dalou.



O jornalista palestino Samy Elajramy foi até o local da casa dos Al-Dalou e relatou à reportagem ter ficado chocado. ;As pessoas daqui estão falando sobre o massacre mais horrível que já ocorreu desde quarta-feira. Nada sobrou da residência. Todas as casas ao redor estão danificadas;, disse, também por telefone. ;Outros integrantes da família choravam, querendo saber quem estava lá. Foi algo comovente;, admitiu. ;Israel, o que as crianças e os recém-nascidos fizeram?;, perguntava, entre lágrimas, Khalil Al-Dalou. As Brigadas Ezzedine Al-Qasam ; braço armado do Hamas, cujo líder, Ahmed Jabari, foi morto na quarta-feira ; prometeram que ;o massacre não ficará impune;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação