Mundo

Contador de Berlusconi sequestrado em troca de documentos judiciais

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 11:58
Roma - Um dos homens de confiança do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o contador Giuseppe Spinelli, foi sequestrado durante uma noite de outubro por um grupo que exigia 35 milhões de euros do magnata e líder político em troca de documentos vitais para um de seus julgamentos, informa a imprensa local.

O grupo que fez a tentativa de extorsão, composto por três italianos e três albaneses, foi detido nesta segunda-feira em Milão (norte) pela polícia após uma longa operação para identificar os criminosos. Os bandidos seguiram desde junho todos os passos do contador, que foi retido ao lado da esposa em 15 de outubro dentro de seu apartamento durante toda a noite para ser obrigado a entrar em contato com Berlusconi.

Os sequestradores exigiam 35 milhões de euros em troca da libertação e da entrega de uma série de documentos judiciais importantes que, segundo eles, permitiriam mudar a sentença contra o grupo Fininvest, de propriedade de Berlusconi, que foi condenado a pagar 560 milhões de euros ao grupo CIR, do empresário Carlo de Benedetti, uma das maiores indenizações da história recente da Itália.

Em julho de 2011, a Corte de Apelações de Milão condenou a Fininvest a pagar a quantia milionária pelas irregularidades cometidas na aquisição, em 1991, do controle do maior grupo editorial italiano, Mondadori, entre elas a corrupção de um juiz e de vários advogados.

Em 2007, a justiça penal considerou que a decisão havia sido "comprada" e condenou Vittorio Metta, o juiz que pronunciou a sentença de 1991, a dois anos e nove meses de prisão. O advogado da Fininvest, Cesare Previti, que subornou o juiz, foi condenado a um ano e meio de prisão. O único a escapar de uma condenação foi o próprio Berlusconi, que em 2001 foi beneficiado pela prescrição dos fatos.

Segundo a imprensa, os sequestradores abandonaram a casa do contador depois de, aparentemente, terem falado com Berlusconi às 9H00 e depois de destruírem todas as gravações de vídeo da vigilância.

Giuseppe Spinelli, 71 anos, é considerado uma das pessoas mais próximas a Berlusconi e seu nome era conhecido pela imprensa, já que era a pessoa responsável por remunerar as prostitutas de luxo e as "convidadas especiais" de Berlusconi para suas célebres festas privadas, conhecidas como "noites bunga bunga".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação