Mundo

Brasil vê com satisfação escolha do novo presidente da China

postado em 19/11/2012 12:39
Brasília ; O porta-voz do do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, elogiou nesta segunda-feira (19/11) à Agência Brasil a escolha do nome de Xi Jinping como novo presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista chinês (PCC). Segundo ele, Xi Jinping esteve no Brasil em 2009, conhece o país e as expectativas são de ampliação dos acordos bilaterais existentes dentro da parceria estratégica que há entre os dois países.

;O governo brasileiro vê com satisfação a confirmação de Xi Jinping, que em 2009 esteve no Brasil e demonstrou interesse nosso país;, disse o embaixador. ;A tendência é de ampliação de parcerias, baseadas em uma amizade duradoura, de cooperação e, cada vez mais, de atração de investimentos.;

Por mais de uma semana, a cúpula política chinesa esteve reunida no 18; Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) para a definição dos novos integrantes do Comitê Central do PCC e da Comissão Central de Inspeção Disciplinar. Os novos líderes cumprirão um mandato de cinco anos. A escolha foi definida por 2.307 delegados do partido.

Xi Jinping, que faz parte do PCC, substitui Hu Jintao, enquanto Li Keqiang assumirá como novo primeiro-ministro no lugar de Wen Jibao. Os novos líderes assumem as funções em março de 2013, mas já promoveram algumas reuniões políticas.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a relação entre o Brasil e a China permanecerá intensa e inalterada, mesmo com as mudanças na cúpula política chinesa. Patriota citou a parceria estratégica existente entre os dois países.



;Acompanhamos com muito interesse tudo que se passa na China, um parceiro estratégico do Brasil, mas temos plena confiança que continuaremos desenvolvendo uma relação intensa e cordial em todos os planos;, ressaltou o chanceler.

Ao discursar nesta segunda-feira (19/11), Xi Jinping disse que as alteração do PCC na atual Constituição da China refletem as mudanças que estão em curso no país. O futuro presidente ressaltou o ;socialismo com características chinesas; que orienta as decisões do partido e do governo. A Consttituição, segundo ele, foi alterada para garantir essa premissa.

Xi Jinping pediu os esforços de todos para ;respeitar, cumprir e proteger a Constituição;. O futuro presidente reiterou que as mudanças no texto constitucional ratificam o ;centralismo democrático; que guiará ;o processo de formulação de políticas e iniciativa oficiais;.

*Com informações da agência estatal de notícias da China, Xinhua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação