Mundo

Dezoito pessoas foram mortas em confusão no festival no leste da Índia

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 12:47

Patna - Ao menos 18 pessoas morreram e mais de doze ficaram feridas em um tumulto nesta segunda-feira (19/11) durante um festival Hindu na cidade indiana de Patna, no leste do país, informou um chefe da polícia. "Os corpos de 18 pessoas mortas no tumulto foram enviados ao hospital para necropsias", informou Jayant Kant, superintendente da polícia em Patna.

Kant disse que a confusão começou quando uma ponte improvisada sobre o rio Ganges cedeu devido ao peso dos devotos que passavam sobre ela para fazer suas orações ao pôr-do-sol como parte de um festival religioso hindu realizado anualmente.


Acredita-se que a maioria das vítimas tenha morrido pisoteada, e não pelo colapso da ponte feita de bambu e corda e projetada para ajudar os fiéis a atravessarem terrenos acidentados. "Dez mulheres e oito crianças estão entre os mortos", afirmou o policial, acrescentando que o número deve aumentar, já que muitos devotos ainda estão desaparecidos.

Emissoras de televisão mostravam ambulâncias levando diversos feridos para os hospitais da cidade, enquanto Sanjay Kumar Singh, da administração municipal, disse que uma falha de energia no local dificultou os resgates. "Quando a ponte cedeu, os cabos elétricos presos a ela arrebentaram e a luz acabou e, na escuridão, as pessoas se atrapalharam, o que causou a debandada", explicou Singh.

Patna é a capital do estado indiano de Bihar, no leste do país, onde o festival Chhath, dedicado ao Deus Hindu do Sol, é muito popular. Cerca de 400.000 devotos do Hinduísmo se reuniram em 65 locais à margem do rio preparados especialmente por autoridades do governo para atender aos fiéis que viajavam pelo Ganges, rio considerado sagrado na religião. De acordo com as autoridades, aproximadamente 50.000 pessoas estavam no Adalat Ganj, um dos locais de adoração, quando a ponte arrebentou.

O festival é celebrado por toda a Índia e o número de participantes deve aumentar na madrugada desta terça-feira, quando mais devotos devem se dirigir ao rio para fazer orações ao sol.

Uma fuga desordenada durante uma celebração religiosa matou nove pessoas, incluindo oito mulheres, no estado de Jharkhand em setembro.


Em novembro do ano passado, 16 pessoas morreram pisoteadas e outras dezenas ficaram feridas em um momento de pânico durante um festival religioso próximo ao rio Ganges, no norte da Índia. O pior incidente nos últimos anos ocorreu em outubro de 2008, quando cerca de 220 pessoas morreram perto de um templo dentro de um famoso forte na cidade indiana de Jodhpur, no norte.

Esse tipo de incidente não é incomum em eventos religiosos no país, onde a polícia e as unidades de controle de multidões nem sempre têm o treinamento adequado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação