Mundo

UE reconhece Coalizão como 'representante legítima do povo sírio'

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 18:15
Bruxelas - A União Europeia considera que a Coalizão opositora ao regime de Bashar al-Assad é a "representante legítima" do povo sírio". "A UE considera (a Coalizão) a representante legítima das aspirações do povo sírio", afirmaram nesta segunda-feira os ministros europeus das Relações Exteriores ao término de uma reunião em Bruxelas.

Os europeus querem que a Coalizão "continue a trabalhar exclusivamente respeitando os princípios dos direitos humanos e da democracia, com a participação de todos os grupos da oposição e de todos os setores da sociedade civil síria", acrescenta a declaração adotada pelos chefes das diplomacias europeias.

"A UE está preparada para apoiar esta nova Coalizão em seus esforços e em suas relações com a comunidade internacional", acrescenta o bloco no documento. Os ministros das Relações Exteriores pediram que os dirigentes da Coalizão entrem em contato com o representante especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, para apresentar a ele seu programa político, "tendo em vista a criação de uma alternativa de credibilidade ao atual regime".



A maioria dos integrantes da oposição síria assinou em 11 de novembro em Doha um acordo para a criação de uma "Coalizão" visando a lutar de forma unificada contra o regime de Bashar al-Assad.

França e Itália foram os primeiros países a reconhecê-la como única representante legitima do povo sírio. Ao final da reunião, o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, ressaltou que seus colegas europeus tinham "expressado muita simpatia em relação à Coalizão". Seus dirigentes podem ser convidados para uma reunião em meados de dezembro em Bruxelas, o que seria um "símbolo importante", indicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação