Mundo

Israel examina proposta de trégua encaminhada pelo Egito

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 18:51
Jerusalém - O gabinete de segurança do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, constituído dos principais ministros, reuniu-se nesta segunda-feira (19/11) à noite para examinar uma proposta egípcia de trégua com os grupos armados palestinos de Gaza, indicou a rádio pública.

Segundo a rádio, Israel quer que uma trégua de 24 a 48 horas seja respeitada para que as partes possam elaborar os termos de um cessar-fogo. A mesma fonte indicou que Israel poderá, nos termos de um eventual cessar-fogo, tornar mais brando seu bloqueio à Faixa de Gaza.

A imprensa israelense também indicou que os disparos de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza praticamente cessaram durante cerca de duas horas e meia antes da reunião do gabinete de segurança.

Frente à ameaça de uma escalada maior --Israel acena há vários dias com a ameaça de uma ofensiva terrestre--, as negociações e visitas diplomáticas, do Cairo a Jerusalém, passando por Ramallah e Gaza, devem ser mantidas nos próximos dias.

O chefe do Hamas no exílio, Khaled Mechaal, não descartou nesta segunda-feira uma trégua com Israel no conflito de Gaza, mas insistiu em uma retirada do bloqueio ao enclave.

"Não somos contra um apaziguamento, mas queremos que respeitem nossas demandas: o fim da brutalidade, o fim da agressão e a retirada do bloqueio", disse Meshaal durante uma coletiva de imprensa no Cairo, onde ele se encontra para discutir com autoridades egípcias, engajadas nos esforços de mediação do conflito. "Somos a favor de um cessar-fogo, mas Israel deve suspender sua agressão" ao território governado pelo Hamas, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação