Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 21:13
Paris - Jean-François Copé foi proclamado oficialmente nesta segunda-feira à noite presidente do maior partido da direita francesa, a UMP, com apenas 50,03% dos votos, à frente do ex-primeiro-ministro François Fillon, indicou uma comissão interna encarregada de arbitrar as contestações entre os dois candidatos.Copé obteve 87.388 votos contra 87.290 do ex-primeiro-ministro François Fillon, apenas 98 de vantagem, anunciou o presidente da comissão, ao fim de 24 horas de grande tensão entre os dois campos. Cada um reivindicava a vitória com uma vantagem de algumas centenas de votos dos cerca de 175.000 dos filiados à União pelo Movimento Popular (UMP), partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy.
"Penso em Nicolas Sarkozy. Penso mais pessoalmente em Jacques Chirac", declarou Copé, de 48 anos, referindo-se aos dois últimos presidentes franceses, ambos da UMP, depois do anúncio do resultado na sede da UMP, da qual ele é o atual secretário-geral.
Sarkozy foi derrotado em maio deste ano nas eleições presidenciais francesas pelo socialista François Hollande, que colocou fim a um período de mais de 15 anos da UMP na presidência francesa.