Mundo

Argentina pede que Unasul solicite ordem de cessar fogo em Gaza à ONU

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 21:14
Buenos Aires - O governo argentino solicitou nesta segunda-feira que a Unasul peça à ONU para ordenar o fim das hostilidades em Gaza e adiantou que o bloco sul-americano se reunirá nos próximos dias para analisar a situação no Oriente Médio, que provocou 100 mortes nos últimos seis dias.

O pedido feito aos presidentes da União Sul-Americana das Nações foi feito em uma carta assinada pela presidente Cristina Kirchner, que teve o seu conteúdo divulgado pelo chanceler Héctor Timerman em coletiva de imprensa na Casa do Governo.

"Conhecendo a vocação de paz de nossos povos, peço que expressem nossa exigência de que o Conselho de Segurança ordene o fim imediato das hostilidades" entre israelenses e palestinos, diz a carta.



Kirchner convocou também os demais presidentes a "manifestarem ao presidente da Autoridade Palestina, Mahud Abbas, o total respaldo ao seu intenso trabalho para alcançar a paz através do diálogo e não da violência".

"A Unasul tem a obrigação de atuar em defesa da vida humana e para isso conta com a credibilidade de nossas intenções, longe de interesses políticos e econômicos, que outros países perderam ao longo dos anos e como consequência de suas ações", afirmou.

Timerman explicou que a carta atende ao pedido feito no sábado pelo presidente do Egito, Mohamed Mursi, ao governo argentino para que intervenha junto a outros líderes da região para frear a nova onda de violência no Oriente Médio.

A presidente argentina enviou, além disso, outra carta ao presidente do Conselho de Segurança, Hardeep Singh Puri, em que solicita sua convocação urgente para pôr fim ao conflito entre israelenses e palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação