Mundo

Presidente de Israel Shimon Peres acusa Irã de instigar violência em Gaza

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 07:15
WASHINGTON - O presidente de Israel, Shimon Peres, acusou o Irã na segunda-feira (19/11) de encorajar os palestinos a continuar com os ataques de foguetes a Israel ao invés de negociar um cessar-fogo, afirmando que "eles estão fora de si."

Ao mesmo tempo, Peres elogiou o presidente do Egito, Mohamed Mursi, pelo papel construtivo que desempenhou com a intensificação da crise. "Desagradáveis são os iranianos. Eles estão tentando encorajar novamente o Hamas a continuar o tiroteio, o bombardeio, estão tentando enviar armas para eles," disse Peres em entrevista à CNN.



Peres disse que Israel não teve escolha a não ser travar sua ofensiva contra o Hamas em Gaza, a despeito do aumento das mortes de civis, citando os, segundo ele, 1.200 mísseis lançados do território nos últimos seis dias. "Em um minuto, se eles pararem de atirar, não haverá mortes," disse ele.

Ao destacar o Irã, Peres disse, "Não vamos entrar em guerra com o Irã, mas estamos tentando evitar o carregamento de mísseis de longo alcance que o Irã está enviando ao Hamas. O Irã é um problema, um problema mundial, não apenas como um perigo nuclear, mas também como um centro de terror mundial".

"Eles financiam, treinam, enviam armas, incitam, nenhuma responsabilidade, nenhuma consideração moral," disse Peres.

Questionado se uma guerra terrestre em Gaza era inevitável, Peres disse que ele tem esperança que haverá um cessar fogo. "As negociações continuam. É difícil para todas as partes, mas não terminaram e a melhor opção para todos nós é parar de atirar," disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação