Mundo

Israel adia ofensiva terrestre à espera de mediação egípcia

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 07:25
JERUSALÉM - Israel decidiu adiar uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza para dar uma oportunidade à tentativa da diplomacia egípcia de obter uma trégua entre o Hamas e o Estado hebreu, depois de seis dias de bombardeios israelenses no território palestino que deixaram mais de 100 mortos.

"Tomamos a decisão de suspender provisoriamente qualquer projeto de ofensiva terrestre para dar todas as oportunidades de êxito aos esforços diplomáticos", disse à AFP uma fonte israelense após a reunião da noite de segunda-feira do gabinete de segurança restrito do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. "Abordaram o estado dos esforços diplomáticos e da operação militar", completou a fonte, que pediu anonimato.

Leia mais notícias de Mundo


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu enviar a secretária de Estado, Hillary Clinton, que está em Phnom Penh, a Israel, Egito e Ramallah, em uma iniciativa para tentar conter a escalada da crise. Na segunda-feira à noite, a embaixadora americana na ONU, Susan Rice, anunciou que Washington não aprovará um texto do Conselho de Segurança que prejudique, na visão do país, os esforços para um cessar-fogo em Gaza.

A Rússia acusou os Estados Unidos de uma tentativa de obstruir a iniciativa. Segundo a imprensa israelense, o país deseja observar uma trégua de 24 a 48 horas para que as partes possam elaborar um cessar-fogo duradouro. Israel poderia ainda aliviar o bloqueio da Faixa de Gaza. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está no Cairo, pediu a todas as partes no conflito de Gaza a interrupção imediata da violência, que segundo ele ameaça toda a região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação