Mundo

Embaixador palestino no Brasil confirma união entre facções Hamas e Fatah

Renata Tranches
postado em 20/11/2012 08:52

Entre idas e vindas nas tentativas de reaproximação, as divisões políticas palestinas parecem ver no atual conflito com Israel uma janela para reatar laços. Ontem, o comissário de relações internacionais do Fatah, Nabil Shaath, se reuniu com líderes do grupo Hamas em Gaza, sua terra natal. O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, confirmou a informação ao Correio e acrescentou que Shaat se encontraria com líderes de outras facções palestinas. ;A unidade nacional é um fator primordial para conseguir nossos objetivos e estabelecer a paz duradoura na região;, reiterou. Entre as principais divergências dos grupos, está a rejeição do Hamas ao pedido de reconhecimento de estado observador feito às Nações Unidas pelo presidente da Autoridade Nacional da Palestina (ANP), Mahmud Abbas, líder do Fatah. A requisição será votada dia 29 na Assembleia Geral, em Nova York (EUA).

Hamas e Fatah romperam após as eleições de 2007, quando o primeiro conquistou o maior número de cadeiras no Parlamento palestino. Um conflito entre as facções emergiu e o Hamas expulsou membros do Fatah da Faixa de Gaza no mesmo ano. O novo governo, liderado pelo Hamas, foi desconsiderado pelo presidente Abbas. Na divisão, o primeiro ficou no controle de Gaza e, o segundo, da Cisjordânia. Desde a eclosão da chamada Primavera Árabe, os dois grupos ensaiaram algumas retomadas de unidade, mas nenhuma alterou, na prática, a vida política dos territórios palestinos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação