Mundo

Presidente do Congo convoca povo e instituições contra ação de rebeldes

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 10:41
Kinshasa - O presidente congolês, Joseph Kabila, fez um apelo nesta terça-feira (20/11) ao povo e às instituições por uma mobilização contra a agressão que, segundo ele, a República Democrática do Congo (RDC) é vítima no leste do país, em especial em Goma.

"A RDC está enfrentando uma situação difícil", declarou Kabila. "Quando uma guerra é imposta, temos a obrigação de resistir". "Peço a participação de toda a população para defender nossa soberania", declarou o presidente, antes de viajar para uma reunião de cúpula extraordinária da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos em Kampala.

[SAIBAMAIS]Rebeldes congoleses do grupo M23 entraram nesta terça-feira em Goma, capital de Kivu do Norte, leste da RDC, e avançavam para o centro da cidade e a fronteira com Ruanda. A coluna de insurgentes enfrentou brevemente alguns soldados das tropas oficiais da RDC em uma avenida próxima do aeroporto e continuou sua marcha rumo ao posto de fronteira ruandês de Gisenyi. Os rebeldes passaram sem incidentes por vários postos da ONU e avançavam em direção à fronteira com Ruanda. Mais cedo, uma fonte da ONU em Goma anunciou que os rebeldes do M23 tomaram o controle do aeroporto da cidade.



O M23 retomou o avanço nesta terça-feira depois da recusa do governo congolês de iniciar negociações e de desmilitarizar Goma, como haviam exigido os rebeldes na segunda-feira. O Movimento 23 de Março (M23) foi criado por militares que participaram na rebelião anterior e entraram para o exército em 2009, após um acordo de paz. Eles reclamam que Kinshasa não respeitou os compromissos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação