Mundo

Justiça argentina decreta prisão de 35 por crimes contra humanidade

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 18:16
Buenos Aires - A Justiça argentina determinou a prisão de 35 pessoas acusadas de crimes contra a humanidade na província de Mendoza durante a ditadura militar (1976/83), informou nesta terça-feira (20/11) o grupo humanitário HIJOS (de desaparecidos).



"Há nove detidos, que foram levados para a penitenciária de San Rafael", em Mendoza, revelou Mariano Tripiana, integrante do HIJOS, grupo composto por filhos de desaparecidos vítimas da repressão da ditadura.

As ordens de prisão foram firmadas pelo juiz federal Eduardo Puigdengolas, após o primeiro julgamento por crimes contra a humanidade durante a ditadura realizado em 2010 em San Rafael.

Entre os detidos estão dois ex-delegados, seis ex-agentes da polícia e um conhecido locutor da região, Edgard Martín Ferreyra.
Segundo Tripiana, também foi decretada a prisão do padre Franco Revérberi, "que está na Itália e sobre o qual pesa um pedido de captura internacional".

No julgamento anterior, Revérberi, capelão militar em Mendoza em 1980, foi acusado por testemunhas e sobreviventes de visitar os calabouços de um campo clandestino de detenção e tortura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação