Mundo

Disparos de foguetes de Gaza matam dois israelenses

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 18:18
Jerusalém - Um militar e um civil israelenses foram mortos nesta terça-feira (20/11) atingidos por foguetes disparados de Gaza, no sétimo dia da ofensiva israelense contra os grupos armados do enclave palestino, indicaram o Exército e o Ministério da Defesa.



O cabo Yosef Fartuk, de 18 anos, morreu atingido por um foguete na região de Eshkol (sul de Israel), indicou uma porta-voz do Exército, anunciando a primeira morte de um soldado israelense desde o início das hostilidades entre Israel, de um lado, e o Hamas e a Jihad Islâmica em Gaza, do outro.

O Ministério da Defesa, por sua vez, anunciou a morte de um civil israelense de nome Alayaan Salem al-Nabari, um beduíno da região do Neguev, atingido por um foguete disparado a partir de Gaza. Não foi indicado onde o míssil caiu, mas, segundo a imprensa israelense, o civil também foi morto na região de Eshkol.

Essas mortes ocorrem em meio a intensos esforços diplomáticos na região para tentar evitar uma ofensiva terrestre e obter uma trégua entre Israel e os grupos armados palestinos.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, é aguardada nesta terça-feira à noite em Israel, que também recebe a visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

No Cairo, o presidente egípcio, Mohamed Mursi, afirmou que "espera" que uma trégua seja estabelecida rapidamente, enquanto fontes do Hamas e da Jihad Islâmica em Gaza afirmaram que uma trégua pode ser anunciada nesta terça-feira à noite no Egito.

Mas o Hamas, no poder em Gaza, minimizou nesta terça à noite os rumores sobre a iminência de uma trégua com Israel, ressaltando que ela poderá ser anunciada apenas pelo Egito e pedindo que os grupos armados palestinos "continuem a responder aos crimes israelenses".

As hostilidades aumentaram nesta terça-feira, com a manutenção dos disparos de foguetes palestinos contra Israel e dos bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza, onde pelo menos 26 palestinos morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação